2020, ano das cidades verdes do Arco Atlântico
Em 2020, duas Cidades Atlânticas estão na vanguarda das cidades verdes da Europa. Lisboa, em Portugal, é a Capital Verde da Europa, enquanto Limerick, na Irlanda, é a Folha Verde da Europa. Além disso, a rede das Cidades Atlânticas está envolvida no projeto EURE, uma iniciativa pan-europeia que trata da sustentabilidade. Em dezembro de 2019, Ursula Von der Leyen apresentou o “Acordo Verde Europeu”, um plano para alcançar uma Europa mais sustentável.
O projeto Atlantic Youth Creative Hubs-AYCH, do programa Interreg Espaço Atlântico, pretende abordar neste ano a temática das Cidades Verdes e contribuir com o ponto de vista dos jovens através da sua criatividade e da criação de protótipos. Por exemplo, a Creative Jam Internacional de Santo Tirso este ano está dedicada à criação de protótipos juvenis no âmbito da relação da natureza e a cidade.
À medida que a urbanização e as mudanças climáticas se tornam grandes desafios para as cidades, elas se devem comprometer a encontrar novas soluções para manter e melhorar a qualidade de vida. Por exemplo, os espaços verdes públicos desempenham um papel fundamental, assim como os transportes públicos ou os edifícios com energía eficiente.
Portanto, este ano, a nossa competição de desenho AYCH Kids II se concentrará em cidades verdes, vistas pelas crianças. Professores, pais, tutores legais ou parentes são incentivados a ajudarem as crianças a pensar na dimensão verde das cidades.
Como participar? Por favor, clique aquí.