As Cidades Atlânticas estão comprometidas com a preservação de um Oceano Atlântico saudável. Nesse sentido, as Atlantic Cities apresentaram uma proposta de workshop para a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano 2020 que se realizará em junho de 2020 na cidade de Lisboa, nossa cidade membro.
O workshop proposto foca no tema: Cidades como ecossistemas costeiros; com base nas ligações entre o ODS 14 e o ODS 11, no que estarão representadas as cidades atlânticas dos 5 países atlânticos da UE e um grupo de jovens embaixadores.
O principal objetivo é contribuir á reflexão contínua sobre a preservação dos ecossistemas marinhos e a sua biodiversidade em uma focagem integrada que liga o mar à terra porque as Cidades Atlânticas representam locais onde se instalam os portos, as indústrias e a urbanização.
Portanto, o sucesso do ODS 14 depende de uma abordagem azul que integre o ODS 11; o objetivo específico visa alcançar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. A contaminação dos oceanos, a conservação dos ecossistemas, a pesca sustentável, as economias baseadas nos oceanos, o crescimento azul … são um exemplo claro desse entrelaçamento entre os dois ODS.
Por ocasião do 20º aniversário da Associação das Cidades Atlânticas (ACA) em 2020, o evento paralelo proposto visa reunir cidades marítimas atlânticas excepcionais dos cinco Estados-Membros da UE: Irlanda, Reino Unido, França, Espanha e Portugal. As Cidades Atlânticas estão comprometidas a nível europeu na conservação dos ecossistemas marítimos e da biodiversidade. As cidades representam um laboratório vivo para o desenvolvimento sustentável da economia azul.
Para mais informações, não hesite em contactar o secretariado das Cidades Atlânticas.