Em 8 de julho de 2019, por ocasião da celebração da Mesa Executiva da Rede de Cidades Atlânticas em Bruxelas, uma sessão temática centrou-se no reforço dos elos de inovação nos territórios europeus em que o projeto ECORIS3 foi apresentado.
A apresentação foi feita por María Montoiro Salvado, coordenadora de projetos da rede em colaboração com Redina Mazelli, representante da cidade metropolitana de Turim. A apresentação centrou-se no trabalho desenvolvido até agora no âmbito do projecto ECORIS3, um projecto centrado na promoção da especialização inteligente, não só no meio académico, público e empresarial (a tripla hélice), mas também no âmbito da sociedade civil (hélice quádrupla).
Durante a apresentação houve uma descrição geral do estado do projecto que conta actualmente com a participação de 7 parceiros em 7 países, dos quais dois são cidades membros da rede das Cidades Atlânticas, Cork e San Sebastian, e as Cidades Atlânticas como assessor internacional. Juntos, eles trabalham para melhorar a inovação local dos ecossistemas através de Estratégias RIS3.
Além disso, Redina Mazelli aproveitou a oportunidade para apresentar os progressos realizados na cidade metropolitana de Turim, especialmente focada no desenvolvimento de um plano de ação local.
Foram também apresentadas as formas como a rede de Cidades Atlânticas contribui para o projecto: A nível transnacional, promovendo a integração dos valores Ecoris3 e partilhando conhecimentos sobre o desenvolvimento de boas práticas pelos seus membros.
Para obter mais informações sobre o projeto, você pode acessar diretamente a página oficial do projeto ECORIS3. Além disso, no link a seguir, você pode acessar a apresentação do projeto realizada durante a celebração da Mesa Executiva: