Advocacia

Atlantic Cities defende os interesses das cidades do espaço atlântico, assegurando que os problemas específicos destes territórios são tidos em conta nas políticas públicas. Atlantic Cities mantêm assim um diálogo permanente com os responsáveis políticos nacionais e europeus. 

Atlantic Cities desempenha um papel essencial na promoção da cultura atlântica e da riqueza natural e patrimonial deste espaço, alertando para a sua vulnerabilidade às consequências das alterações climáticas. As Cidades Atlânticas defendem o desenvolvimento da rede ferroviária atlântica europeia (RTE-T) e a criação de uma macro-região atlântica que envolva todos os territórios da sua estratégia. 

Para além deste diálogo institucional estabelecido, as cidades membros das Cidades Atlânticas unem regularmente forças para co-assinar declarações políticas que alertam para estas questões, como a Declaração de San Sebastian sobre as Alterações Climáticas em 2022, ou a Declaração de Biarritz sobre a Proteção dos Oceanos em 2023. 

Através destas declarações conjuntas, as cidades reconhecem o seu papel nestes fenómenos e comprometem-se a agir coletivamente para implementar soluções, ao mesmo tempo que apelam a que a experiência das cidades seja tida mais em conta no processo de tomada de decisões.