O Youth Summit foi o evento final do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH). Os debates tiveram lugar de 22 a 24 de março, para concluir a existência do projeto. As recomendações de cada debate foram formalizadas numa declaração final, a Agenda 2030 e a sua representação gráfica, publicada no dia 25 de março.
A Agenda 2030 foi acordada pelos jovens e especialistas participantes do Youth Summit e representa assim o culminar de reflexões desenvolvidas ao longo da existência do projeto, sobre o empreendedorismo social e ético, a educação criativa e o futuro do trabalho em 2030.
A Agenda 2030 identifica 30 propostas, que incluem várias áreas importantes como a educação, com propostas para o reconhecimento e promoção de competências pessoais ou o desenvolvimento da educação informal; a economia, com por exemplo uma proposta para uma economia circular ou a possibilidade de escolher o local de trabalho; e outros temas como o empreendedorismo, com uma proposta de apoio financeiro.
Para dar mais impacto e visibilidade, mas também para mostrar o seu empenho, os parceiros do projeto AYCH em França, Portugal, Espanha e Reino Unido coassinaram a declaração.
A fim de assegurar a sustentabilidade do projeto e de oferecer um verdadeiro alcance à Agenda 2030, foi enviado a instituições europeias como a Comissão Europeia, a Comissão CULT do Parlamento Europeu, o Comité das Regiões e o Comité Económico e Social Europeu. Até à data, a Agenda já recebeu reações positivas de um membro do Parlamento Europeu!
Pode encontrar as propostas detalhadas da Agenda 2030 no website AYCH 2030.