Os parceiros do projeto EURE descobriram práticas inspiradoras em matéria de gestão de resíduos e desenvolvimento urbano em Chipre

EURE

Publié le 13 Mai 22
@Atlanticcities.eu

A gestão de resíduos e projetos inovadores de desenvolvimento urbano em Chipre estiveram no centro da 8 ª Visita de Estudo do projeto Interreg Europe EURE. Como demonstrado através de visitas e boas práticas, vários projetos estão a ser desenvolvidos para introduzir mudanças positivas no atual ambiente urbano, especialmente em Nicosia.

Nicosia, Chipre – Cinco meses após a primeira reunião física pós-COVID em Espanha, os parceiros do projeto Interreg Europe EURE reuniram-se em Nicosia, Chipre. Acolhidos pela Nicosia Development Agency (ANEL), o parceiro do projeto do Chipre, os parceiros assistiram a um conjunto de eventos realizados nos dias 4 e 5 de maio. A agenda incluiu um seminário temático, várias visitas de estudo, uma reunião do Comité Diretor do projeto, uma reunião do grupo de especialistas, assim como uma reunião conjunta.

Depois de uma calorosa receção por parte do Diretor Geral da ANEL e do representante do Líder do projeto EURE, os participantes assistiram ao Seminário Temático. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os últimos desenvolvimentos tanto a nível nacional (com a Estratégia Nacional de Gestão de Resíduos do Chipre) como local (com a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Espacial de Latsia e Yeri), bem como de descobrir várias Boas Práticas. O primeiro dia de trabalho terminou com uma série de reuniões, nomeadamente do Comité Diretor do EURE, do Grupo de Especialistas e de uma Reunião Conjunta. Todos eles tiveram como objetivo discutir as atividades do projeto nos últimos meses da sua primeira fase, dedicada ao intercâmbio interregional de experiências. Os parceiros do projeto EURE concordaram sobre o âmbito do próximo conjunto de eventos, o último no âmbito do projeto EURE, que terá lugar em Riga no início de junho.

O segundo dia foi inteiramente dedicado a visitas de estudo, começando pelo Município de Aglantzia, onde os parceiros do projeto ficaram a conhecer o sistema “Pay-As-You-Throw” (PAYT) do município. É o primeiro deste tipo a ser implementado em Chipre. O Município de Aglantzia sublinhou a importância de uma comunicação adequada junto dos cidadãos. Seguiu-se uma visita ao Parque Florestal de Athalassa e ao Campus da Universidade de Chipre. O primeiro é um exemplo de como uma área natural pode combinar infraestruturas verdes e desenvolvimento urbano. O dia terminou com a visita à Agência de Energia do Chipre. Lá, os parceiros conheceram o trabalho e a missão da Agência e especialmente a iniciativa Yeitonia + que visa mudar a forma como as pessoas vivem nos bairros. Caracteriza-se por uma maior percentagem de zonas pedonais e zonas verdes, encorajando e facilitando a circulação de peões e bicicletas, proporcionando acesso seguro a todos os cidadãos sem exceção, e restringindo a utilização de veículos privados.

As apresentações feitas durante o seminário temático estarão brevemente disponíveis no website do projeto EURE.

Mais informações:

www.interregeurope.eu/eure | info@interreg-eure.eu | @EureInterreg |Subscrição de Newsletter

O projeto EURE – Eficácia das políticas ambientais urbanas para melhorar a eficiência dos recursos – propõe a troca de experiências como forma de melhorar a gestão do desempenho ambiental dos espaços urbanos da UE, incluindo as áreas urbanas com baixa densidade populacional.

Vous aimerez également…